terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

PROJETO HORTA FELIZ, DE APRENDIZES A CIDADÃOS

O projeto Horta Feliz teve início de suas atividades em agosto de 2005, como uma proposta didática na disciplina de Deontologia e Cidadania do 7º período do curso de graduação em zootecnia. O objetivo era o de promover a integração do profissional com a comunidade local, despertando o companheirismo entre os colegas como futuros profissionais, exercendo um trabalho de caráter social. Atualmente propõem o de despertar o sentimento de solidariedade ajudando o próximo, através do exercício da cidadania, da ética e moral profissional.

A proposta inicial era de estar cultivando hortas domésticas nas áreas livres dos Centros Municipal de Educação Infantil - CMEIs no municícpio São Luis de Montes Belos – GO. Essa idéia surgiu dos alunos, que em visitas as alguns CMEIs, ouviram dos diretores as dificuldades em ter frutas e verduras frescas para as crianças e ao mesmo tempo incentiva-las a consumí-los. Diante dessa colocação, propuseram que as crianças participarem desde a implantação de uma horta doméstica na unidade, até a colheita para o consumo. Em paralelo os alunos também exerceriam atividades recreativas, educacionais e informativas com essas crianças, que variam das idades de seis meses à cinco anos. 
Além da horta e da recreação, é necessário um subisídio para que essas possam ser concretizadas. Criou-se uma equipe para estar arrecadando material para suprir as primeiras duas ações do projeto. Esta últimatem sido possível graças as parcerias com a comunidade e do comércio local, suprindo itens de primeira necessidade visando tornar a permanência das crianças nos CMEIs mais divertida, limpa e segura.

Semestralmente é realizada uma festa comemorativa nas unidades em que o projeto está atuando, onde todo o material arrecadado é repassado as coordenações dos CMEIs. Além disso, os graduandos e voluntários se fantasiam de personagens infantis para brincarem e distribuírem lembranças para as crianças. Isso tem sido possível graças a contribuição da população local.
Atualmente o projeto cresceu, aliando-se a mais outros projetos que acontecem simultanêamente na UEG de São Luis de Montes Belos, que juntos formam o Programa Agroecológico Integrado Sustentável - PAIS. Então, a área do plantio da horta mudou-se para a Fazenda Escola da UEG, mas mantendo as ações recreativas com as crianças nos CMEIs. Essa mudança espera-se atender além dos CMEIs, outras instituições que careçam de apoio material e humano. Esse apoio é feito pelos acadêmicos, os quais precisam também da colaboração da comunidade.
A sobrevivência do projeto depende da conscientização da população, mostrando que essas ações não podem ser realizadas por uma só equipe, mas por um todo da região. Diante do exposto, é esperado que os interesses comuns em ajudar e tornar a vida de seus próximos melhor não fique apenas em ideologias, mas em ações concretas.
Agradecemos mais uma vez ao apoio prestado pela população montebelesse para a condução desse trabalho. Não esquecendo os alunos e professores que tem sido fundamentais nas ações do projeto, nossa sincera gratidão.

De inúmeros momentos do projeto, nesse post estão as ações da turma de Dontologia e Cidadania 2010/1.

Alunos do curso de Zootecnina da Turma da disciplina Deontologia e Cidadania 2010/1, preparando a área na Fazenda Escola da UEG UnU São Luis de Montes Belos, para implantação das instalações e estabelecimento da horta.







Trabalho aqui ó pra você....



Festa caipira com as crianças do CMEI, realizada pelos alunos do curso de Zootecnina da Turma da disciplina Deontologia e Cidadania 2010/1.
 

Festa caipira da UEG, onde alunos do curso de Zootecnina da Turma da disciplina Deontologia e Cidadania 2010/1, se responsabilizaram pela cadeia (os "puliça"da festa), para a arrecadação de fundos para manutenção das atividades do projeto.

A xerife e seus "puliça"
A delegacia e a sela (cadeia)
O evento
As figuras que faziam parte da festa
Nem a direção escapou da cadeia
Se nem a direção, que diria os professores
Aluno cumprindo sentença

Nenhum comentário:

Postar um comentário